quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Grita Brasil

fonte | A A A “A luz no fim do túnel pode ser a de um trem em sentido contrário” – Robert Lowell
O ano finalmente acabou. Quando vocês começarem a ler a coluna, 2013 já será passado. O calendário (agora) velho não mais estará na parede atormentando cada um de nós. Mas como disse Fernando Pessoa, o ano novo é ficção de que começa alguma coisa. Nada começa, tudo continua. Será mesmo? Eu no fundo sempre fechei com o Pessoa.
Antes de pensar no tema debati diante do espelho, já que diante da tela do computador eu não teria nenhuma interação com o vazio da página em branco, e diante do espelho teria pelo menos o meu reflexo o que daria um belo debate e deu. E na verdade achei melhor poupar todos vocês e principalmente a mim de fazer uma Retrospectiva 2013. Para que sofrer mais uma vez? Resolvi então deixar a Retrospectiva 2013 com a Globo.
Mas aviso logo que a minha Prospectiva 2014 não tem nada de Mãe Diná. Ela provavelmente será para alguns uma ducha de água fria. Principalmente para aqueles que acham que passar de um ano para o outro é a certeza de que tudo vai ser diferente. Não, não vai. Lamento informar. O ano muda, mas as pessoas não mudam assim de uma hora para a outra. Da meia-noite para a meia-noite e um. Não existe aqui o pó de pirlimpimpim.
Pessimista, eu?
O ano de 2014 será rápido. Preparação para o Carnaval, Carnaval, preparação para a Copa do Mundo, a Copa do Mundo, preparação para as eleições, as eleições e quando formos olhar o ano já acabou. Que venha 2015! Amém!
Mas vamos combinar né? Como em sã consciência podemos achar que 2014 será maravilhoso, o melhor ano do governo Dilma? Só porque é ano eleitoral? Ou somente porque Dilma disse categoricamente que não se elegeu para fazer muquifo? Mas eu lhes pergunto o que foi que ela fez? Ahã, ahã, ahã… Fala sério! Nosso país está um muquifo sim. Parte sem água, outra parte submerso e isso porque o governo dela só liberou 28% do dinheiro destinado ao plano nacional contra desastres naturais. Alguém explica isso? Freud talvez? Coitado do Freud! De que adianta depois da água derramada a Dilma ficar fazendo sobrevoo para ver a desgraça do alto? Queria ver ela lá na lama – se bem que se formos pensar o governo dela é cheio de lama – de galocha tirando os escombros, os corpos e falando para as famílias que vai tudo vai passar, que depois da tempestade vem a bonança. A essa altura eles nem sabem o que é isso. Vão achar que é alguém que vai num passe de mágica secar toda essa água de dar em dias um novo lar seguro para que eles possam ter onde morar e recomeçar a vida. Assim como eles sempre fazem. Isso se não levarmos em conta que entre a bonança chegar e a coisa realmente acontecer – quando acontece – temos aí às vezes alguns anos, e em alguns casos décadas. Não, não estou inventando. É só procurar pela notícia. Mas se você acha que alguém pode morar num presídio abandonado desde 1988 esperando pela casa prometida é pouco tempo então acho que você vai ter um ano de 2014 brilhante.
Ah, pode ser que você tenha ficado empolgado com o que a presidente Dilma disse na entrevista anual que concede – ela é tão boa – a jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto. Ela disse que não é permitido a nenhum governo ser pessimista. Será que superpessimista então pode? Dilma disse ser da mesma linha de Churchill que durante a Segunda Guerra Mundial, inspirou os britânicos com a promessa de “sangue, suor e lágrimas”. Mas se você for analisar friamente com isenção de partido, esquece por um momento que ela é do PT – só por uns instantes – ela já dá isso para nós. Sangue quando deixa que a nossa Saúde mate pessoas nas filas de hospitais, o suor é por conta da seca em regiões que já estão devastadas e com o gado morrendo e vamos combinar que esse calor aqui do Rio… e as lágrimas, bem, essas só de ver o governo cada vez descobrindo mais corrupção em sua gestão, vendo que a inflação voltou a bater na porta de todos nós, vendo a importância que ele, o governo, dá para a Educação, Saúde, já nos concede muitas lágrimas. Posso parar ou você quer chorar mais? Ah, só lembrando que a Dilma é do PT.
Na minha bola de cristal que apelidei de Brazuca que é de Padrão Fifa eu vejo uma mancha vermelha rondando Brasília. Essa mancha pode ser dissipada, mas temo que não seja. É aquela velha história, as pessoas veem, sentem, prometem depois de dizer que basta, mas na hora que elas têm para acabar de vez com a mancha não sei o que acontece que dá um tilt no tico e o teco como é mais fraco é vencido facilmente e a tal mancha se apodera de tudo novamente e aí meu amigo melhor me acordar em 2018.
Na boa, não vejo luz no final do túnel. Esperança já morreu faz tempo. Pessimista eu? Não. Realista. É diferente.
Como posso ver com bons olhos o governo tentando ganhar cada vez mais dinheiro com os impostos que já é algo totalmente abusivo nesse país e não ver que mesmo tendo arrecadado um absurdo de dinheiro essa grana volta para nós em forma de melhorias. Agora o governo aumentou o IOF sobre cheques de viagem de 0,38% para 6,38%. Que fome né? O governo espera com isso estancar o excesso de gastos no exterior. Mas como eles querem isso se, por exemplo, um Ipad Air lá sai por R$ 1.100 e aqui o mesmo aparelho sai por R$ 1.800? Sem falar no resto. Que na verdade é tudo. Roupa, carrinho de bebê, maquiagem, perfumes, carros. Como não comprar lá fora?
Baixem os impostos, seus esfomeados.
gora jogando os meus búzios, vejo lama nessa tentativa da Dilma querer ajudar as cidades em estado de emergência. A lama é literal também. Mas imagina, o governo dela já tem fama de corrupto, ou melhor, como ela gosta de falar, de malfeitos, como ela tem a coragem de entregar um cartão ilimitado com verba federal para auxiliar as vítimas dos desastres naturais? Já imaginou isso? Eu já. E já estou vendo gente mobilhando a casa com geladeiras inteligentes, televisões de Led quinhentas mil polegadas, um mobiliário novo aqui, outro pro sobrinho, outro para tia. Isso é a mesma coisa que se convidasse o falecido Ronald Biggs para ser maquinista no transporte de um trem de valores. Se quando se acha que a coisa é controlada achamos gente que consegue burlar isso, imagina então um cartão ilimitado, do tipo, pode gastar o que for. Por um lado é bem legal da parte dela, mas por outro, na verdade isso é um tiro no pé.
E para não dizer que não tentei vejo agora nas cartas – dizem que elas não mentem – um 2014 igualzinho a 2013 ou até pior. Pior porque as pessoas estarão com a atenção voltada para a Copa do Mundo e nem vão perceber enquanto os malfeitos continuarão a ser feitos, tanto na calada da noite, quanto a luz do dia. Para eles isso hoje é o que menos importa. E pior porque Lula continua gritando que o PT enfrenta uma campanha de difamação e os coloca como pobres coitados perseguidos e injustiçados. Pior porque é esse mesmo Lula que a cada vez que abre a boca para falar do mensalão ele vai dando outra conotação e fazendo com que nós sejamos os únicos algozes do PT. Pior porque não vejo como o país e o povo mudarem se continuam dando ouvidos as falas de Lula. Pior porque agora os presos do mensalão são coitados que necessitam cumprir a pena em seus confortáveis lares. Pior porque a pouca vergonha não chegou ainda em Brasília, seja no Planalto, na Câmara e no Senado. Pior porque ainda temos um 2014 nas mãos da Dilma. Pior. Pior para nós. Melhor para eles.
Eu como o Robert Lowell penso que a luz que eu vejo é a de um trem no sentido contrário, mas mesmo assim, desejo uma passagem de ano fantástica, com alegria e ao lado de quem nos faz feliz
FELIZ 2015!
Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.
PS: Mas não custa nada dar sete pulinhos nas ondas do mar, usar uma cueca dourada ou uma calcinha, comer lentilha, comer uva, tocar um sino em cada cômodo, passar com dinheiro na carteira, e rezar para o seu santo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de receber comentários referentes aos ssuntos expressos no Blog do Talianeto